Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Anotações...




Adulto do latim para o português significa crescer. A psicologia considera inteligente uma pessoa que possua autonomia e independência.
Saber que podemos, que conseguimos, pressupõe luta, batalha, suor...
Muitas vezes nos subestimamos e achamos que não conseguimos andar com nossas pernas. Isso até nos vermos à beira de um precipício, onde somos tomados por uma força que nem percebemos que tínhamos. Onde vemos que temos que recuar, correr, fazer o caminho de volta, para não cair morro abaixo. Nessa hora a criança que vive em nós, por vezes grita de medo e pede proteção e segurança, mas como adultos e crescidos não temos a quem pedir ajuda... todos ao nosso entorno têm suas vidas, seus problemas para cuidar. Cada um seguindo o seu caminho, mesmo aqueles a quem chamamos de amigos e parentes nada podem fazer, a não ser nos ouvir. Mas a decisão, o risco e as conseqüências são nossos!
Só percebemos a nossa força, quando somos obrigados a usá-la. Temos a mania de nos acomodar diante de certas situações que na verdade nos tornam reféns. Desacreditamos de nós mesmos e passamos a viver em cavernas escuras e sombrias. E seguimos sem tentar achar uma saída, por medo do que vamos encontrar lá fora. Aqui dentro já sabemos como é, melhor não arriscar. Sair vai exigir mudança de hábitos... melhor não.
Só que num dado momento, percebemos que temos que ir, ou somos obrigados por qualquer razão mais forte do que o nosso querer e o nosso comodismo.
Temos medo, insegurança pânico mesmo! Mas não temos opção!
Aí percebemos que estamos sós e temos que resolver a nosso modo, onde percebemos o verdadeiro valor das coisas e pessoas e principalmente experimentamos Deus. É na fraqueza que ele nos socorre maravilhosamente e nos dá as respostas que precisamos!
Deus, as dificuldades, as escolhas, a boa estima, é que nos moldam para um crescimento que nada tem a ver com o físico ou o financeiro... é uma expansão interior que avança ao passo que nos permitimos sermos nós mesmos, e nos reconhecemos como peça chave para esse crescimento. Aí percebemos que é só o começo, o primeiro passo de tantos outros que precisaremos dar rumo a uma busca constante.
Jacinta - 22/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário